AROUCA
Este fim-de-semana, explorei a zona centro do pais. Decidi viajar até Arouca, mais precisamente até Mizarela. Este lugar é conhecido, por ter uma das mais altas cascatas da Europa. Estou a falar da Frecha da Mizarela, onde a respectiva cascata, tem uma altura superior a 60 metros. Durante a viagem, a maior parte dela é feita através de montes, onde podemos apreciar a beleza natural da Serra da Freita.
Durante o percurso, encontramos a capela da Senhora da Lage, situada num lugar um pouca isolado, mas femizmente muito bem preservado. Seguindao em frente, na aldeia de Merujal, encontramos um parque de campismo, dotado de inúmeras actividades e condições excelentes para a pratica de campismo.


Chegado á aldeia de Mizarela, deparamo-nos com um som de água a cair, que sobressalta a todos os outros ruídos. Depressa descobrimos um miradouro, onde nos deparamos com uma fantástica paisagem da serra da freita, sobressaindo á primeira vista uma imponente cascata que cai como já disse de uma altura de 60m.

Esta cascata é originada pelo rio Caima, que nasce a cerca de 1km. de distancia da escarpa da Mizarela. Este rio com uma extensão de cerca de 50 Km, corre por entre relevo áspero e imponente, despenha-se das escarpas da Mizarela, prossegue por sucessivas e belíssimas cascatas até ao lugar da Ribeira, cujos campos, em socalcos, rega e daí prossegue até entrar no Município de Vale de Cambra e, depois, no de Oliveira de Azeméis, regando terras e movendo fábricas, até entregar as suas águas, no Rio Vouga, em Sernadas, Albergaria-a-Velha. Ao longo do seu curso, na descida da Serra, recortando a paisagem, cavou vales profundos e encaixados, cobertos de espesso arvoredo, grande parte dele autóctone. Nele desaguam as belas, rebeldes e tumultuosas ribeiras dos Cabaços e da Castanheira, as quais engrossam, em muito, o seu caudal.



Albergaria-da-serra, é a freguesia onde se encontram estes tesouros naturais no centro do nossa pais. Os seus locais de campismo são, já desde alguns anos, bastante procurados e frequentados.
Os habitantes desta freguesia dedicam-se, desde tempos muito remotos, à agricultura e à pastorícia, essencialmente, ocupando-se do pastoreio de ovelhas, cabras e vacas e cultivando algum milho e centeio no Verão.
Como a maioria das aldeias de Portugal, tem historias para contar, tal como esta.
Antigamente, pagava-se uma pensão a quem tocasse uma buzina até certas horas da noite, isto para que, se algum passageiro andasse perdido na serra, viesse até à povoação conduzido pelo som da buzina, afastando-se de perigos maiores, como é o caso dos lobos, que abundam nesta região.




A igreja matriz situada no interior da aldeia de Albergaria, tem como orago a Nossa Sra da Assunção, celebra-se a sua festividade a 15 de Agosto.

Aqui está mais uma opção para conhecer o nosso pais. espero que tenham gostado e conheçam melhor nosso Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário